Início Cultura Recuperação da Torre dos Alcoforados, da Rota do Românico, põe fim ao abandono e ruína
Recuperação da Torre dos Alcoforados, da Rota do Românico, põe fim ao abandono e ruína
0

Recuperação da Torre dos Alcoforados, da Rota do Românico, põe fim ao abandono e ruína

0

As obras na Torre dos Alcoforados, em Lordelo, Paredes, um dos principais monumentos da Rota do Românico, a inaugurar na segunda-feira, valorizaram um imóvel que estava em ruína e abandono.

Fonte do projeto disse hoje à Lusa que os trabalhos incluíram “a remoção das principais dissonâncias da torre, a construção da sua cobertura, o fecho de vãos e a recriação dos pisos”.

Classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1993, a Torre dos Alcoforados, do século XIV, terá sido no período medieval uma casa senhorial fortificada.

A empreitada atual, iniciada em fevereiro de 2014, também consagrou a instalação de infraestruturas e equipamentos, para além de uma plataforma metálica de acesso ao interior da Torre.

Segundo a fonte, os trabalhos permitiram demolir um edifício localizado nas proximidades, salvaguardando a recuperação da plataforma de acesso ao monumento e a uma casa rural que vai servir de centro de informação da Rota do Românico.

Aquela casa rural foi também foi objeto de requalificação.

Segundo a Rota do Românico, a intervenção na Torre dos Alcoforados representou um investimento de cerca de 285.000 euros, cofinanciado em 85% por fundos comunitários e em 20% pelo Município de Paredes.

Numa próxima fase, para a qual já foi desenvolvido projeto, os trabalhos incidirão sobretudo na construção de acessos a viaturas e peões, na reabilitação dos espaços verdes adjacentes, na criação de zonas de lazer e na conclusão do equipamento de apoio aos visitantes.

O monumento será inaugurado, às 16:30, com a presença do antigo presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta.