Início Autarquias Apoios da Câmara de Baião aos bombeiros ascendem a 880.000 euros em 10 anos
Apoios da Câmara de Baião aos bombeiros ascendem a 880.000 euros em 10 anos

Apoios da Câmara de Baião aos bombeiros ascendem a 880.000 euros em 10 anos

0

As duas corporações de bombeiros do concelho de Baião receberam da Câmara, nos últimos 10 anos, cerca de 880.000 euros, apoio essencial para a prevenção e combate a incêndios, segundo o presidente do Município.

“Sendo impossível impedir por completo a ocorrência de fogos florestais, com a ação destas entidades tem sido possível reduzir a perda de biodiversidade e de recursos florestais com um importante valor natural e económico”, frisou hoje Paulo Pereira, em declarações à Lusa.

A importância do património florestal tem sido assumida pela autarquia, salientando-se que Baião apresenta a maior mancha verde do distrito do Porto.

Em jeito de balanço, a verba atribuída aos Bombeiros de Baião e de Santa Marinha do Zêzere na última década reportam-se a apoios às corporações e aos serviços pagos naquele período.

Para a aquisição de viaturas, a edilidade atribuiu às duas corporações, naquele período, 104.250 euros, de acordo com números disponibilizados à Lusa pela Câmara

No âmbito do apoio aos bombeiros, destaca-se também a atribuição de 494.872 euros para despesas de investimento. Para a promoção de “estágios-emprego”, a autarquia atribuiu 11.339 euros.

Quando aos serviços prestados pelos bombeiros à autarquia, nomeadamente vigilância noturna, transporte de água às populações ou transporte de alunos, foram disponibilizados 263.950 euros.

“As entidades têm também prestado contributos relevantes no planeamento e conceptualização de documentos estratégicos de proteção civil”, acentuou o autarca.

Paulo Pereira referiu, a propósito, a concretização do Plano Operacional Municipal, do Plano Municipal de Segurança Rodoviária ou do Plano Municipal da Floresta Contra Incêndios, entre outros.

Segundo o edil, aqueles trabalhos beneficiaram da experiência e do conhecimento adquirido no terreno pelas cooperações de bombeiros.

“As corporações prestigiam o município e prestam um serviço público que mereceu e continuará a merecer o apoio da Câmara de Baião”, prometeu.

 

APM // MSP

Lusa/fim