Início Cultura Escavações com novas descobertas nas ruínas de Santa Clara em Amarante
Escavações com novas descobertas nas ruínas de Santa Clara em Amarante
0

Escavações com novas descobertas nas ruínas de Santa Clara em Amarante

0

Trabalhos de arqueologia nas ruínas da igreja de Santa Clara, em Amarante, permitiram descobrir parte do arco cruzeiro, da sacristia e da capela-mor do antigo templo, disse hoje à Lusa o arqueólogo Daniel Ribeiro.

“Era um edificado que supúnhamos existir, mas que só agora foi descoberto”, assinalou.

Segundo o técnico, foram também encontrados alguns painéis de pintura mural, pisos lajeados, parte de uma sepultura, canalizações e vestígios do lavabo da sacristia.

Os trabalhos de arqueologia, recentemente concluídos, decorreram durante cerca de um mês.

As peças encontradas até agora remontam ao século XVI ou períodos posteriores, frisou, apesar de se supor que a igreja original é do século XIII.

Questionado sobre a importância dos trabalhos realizados, o arqueólogo assinalou à Lusa que, além do valor histórico da descoberta das peças, há que destacar o facto de se ter posto termo ao processo de destruição, passando-se para uma fase de descoberta e conservação das ruínas.

A sondagem arqueológica e o desaterro de entulhos possibilitaram a recolha de faianças da época moderna, cerâmica comum diversa, azulejos policromados do século XVII, elementos arquitetónicos da igreja, alfinetes, tacões de sapatos da época moderna e restos de tecido.

Escavações na Igreja de Santa Clara

Numa informação da autarquia de Amarante assinala-se que, após, a conclusão dos trabalhos arqueológicos, foi montada uma estrutura temporária, com cobertura, que vai permitir a secagem, por processo natural, de alvenarias, rebocos, argamassas e pintura mural da capela de S. José.

Posteriormente, prosseguirão os trabalhos de conservação e restauro das ruínas da igreja monástica.

A autarquia de Amarante anuncia que vai divulgar publicamente os resultados desta campanha arqueológica, o que só ocorrerá após análise, tratamento e catalogação dos objetos.

 

APM // JGJ

Lusa/fim