Início Autarquias Celorico de Basto apoia estudantes com programa de orientação profissional
Celorico de Basto apoia estudantes com programa de orientação profissional

Celorico de Basto apoia estudantes com programa de orientação profissional

0

A Câmara de Celorico de Basto e Agrupamento de Escolas querem implementar no concelho o programa SAGAZ, que tem por objetivo a orientação e aproximação dos estudantes com o tecido empresarial e as Universidades, anunciou hoje fonte da autarquia.

“Estamos a aprimorar o conhecimento sobre este programa, o SAGAZ, que será por certo um incentivo extra e necessário para os alunos que frequentam o secundário”, começou por dizer o vereador da Educação, Fernando Peixoto, citado em comunicado.

A apresentação do programa decorreu hoje e será o primeiro passo para tomar a decisão de o implementar ou não nas escolas de Celorico de Basto.

“Temos que apetrechar os nossos alunos com o conhecimento necessário para que estes possam chegar à universidade e/ou entrar no mercado de trabalho cientes das escolhas”, reforçou o vereador.

Fernando Peixoto refere ainda que está ciente das dificuldades que muitos estudantes passam quando chega a hora da decisão.

“Por isso procuramos encontrar formas e meios que os levem a escolher conscientemente depois de ponderar todos os prós e os contras associados a essa decisão. O facto de serem orientados por alguém com know-how será, por si, motivador para um futuro profissional de sucesso”, salientou.

A decisão será tomada em conjunto entre autarquia, Agrupamento de Escolas e Escola Profissional de Fermil.

Com o SAGAZ o jovem poderá usufruir de um Tutor, nomeado por uma empresa, para o acompanhar ao longo do seu percurso académico, numa cultura de integração laboral e de ponte com o plano curricular do curso que o jovem frequenta.