Início Política PS/Felgueiras critica Câmara por ter amentado a taxa de IMI em 16,5%
PS/Felgueiras critica Câmara por ter amentado a taxa de IMI em 16,5%

PS/Felgueiras critica Câmara por ter amentado a taxa de IMI em 16,5%

0

O PS de Felgueiras criticou hoje a maioria PSD na Câmara Municipal de ter aprovado um “aumento de 16,5%” na taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a cobrar em 2016.

Segundo um comunicado dos socialistas, a taxa do IMI aplicada aos prédios urbanos vai passar dos atuais 0,3% para os 0,35%,em 2016.

“O Partido Socialista assumiu com os felgueirenses que o IMI deveria manter-se sempre no valor mínimo, o que não aconteceu na proposta apresentada pelo executivo PSD e, por isso votou contra mais uma proposta que penalizará os felgueirenses”, lê-se no comunicado enviado à Lusa.

O maior partido da oposição em Felgueiras discorda do argumento do PSD, segundo o qual a redução prevista no imposto para os agregados familiares numerosos compensa o acréscimo da taxa.

O PS alega que os ganhos previstos para as famílias numerosas só serão percetíveis nos agregados com três ou mais dependentes, o que deixa de fora a maioria dos munícipes de Felgueiras, de acordo com as estatísticas oficiais (sensos de 2011).

“Daqui se concluiu que a justificação do Executivo PSD é puramente demagógica e que a proposta que aprovou contribui de facto para o agravamento das condições económicas das famílias felgueirenses através de mais um aumento de impostos”, assinala-se no documento.

Os socialistas acrescentam, em jeito crítico, que a maioria no executivo continua a não abdicar de 5% do IRS pago pelos felgueirenses, parcela que, alega o PS, poderia ser devolvida na totalidade ou em parte se a autarquia quisesse.

A oposição também recorda que a Câmara continua a cobrar às empresas do concelho a derrama, imposto que incide sobre uma percentagem do IRC.

A Lusa tentou, sem sucesso, obter uma posição da câmara sobre a matéria.

O aumento, aprovado pelo executivo, vai ser apreciado na próxima sessão da Assembleia Municipal, marcada para quinta-feira.

 

APM // JGJ

Lusa/Fim