Recorde as notícias mais lidas esta semana
 
Email Header
Recorde as notícias mais lidas
esta semana no jornal Tâmegasousa.pt

   
N3
20/11/2015
DIREÇÃO: ARMINDO MENDES
PROPRIEDADE: DIGITÂMEGA, LDA.

Amarante
Full Image
Escavações com novas descobertas nas ruínas de Santa Clara em Amarante
Trabalhos de arqueologia nas ruínas da igreja de Santa Clara, em Amarante, permitiram descobrir parte do arco cruzeiro, da sacristia e da capela-mor do antigo templo, disse à Lusa o arqueólogo Daniel Ribeiro.

"Era um edificado que supúnhamos existir, mas que só agora foi descoberto", assinalou.

Segundo o técnico, foram também encontrados alguns painéis de pintura mural, pisos lajeados, parte de uma sepultura, canalizações e vestígios do lavabo da sacristia.

Os trabalhos de arqueologia, recentemente concluídos, decorreram durante cerca de um mês.

As peças encontradas até agora remontam ao século XVI ou períodos posteriores, frisou, apesar de se supor que a igreja original é do século XIII.

Questionado sobre a importância dos trabalhos realizados, o arqueólogo assinalou à Lusa que, além do valor histórico da descoberta das peças, há que destacar o facto de se ter posto termo ao processo de destruição, passando-se para uma fase de descoberta e conservação das ruínas.



yd2 yd2 yd2
Baião
Full Image
Alunos candidatos a projeto nacional de alimentação saudável
O município de Baião, através dos três agrupamentos de escolas do concelho, associou-se ao projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», que visa sensibilizar para hábitos alimentares saudáveis, anunciou fonte da autarquia.

Atendendo aos últimos estudos revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os portugueses apresentam uma dieta alimentar desequilibrada e um consumo de fruta abaixo do recomendado que se faz sentir com o aumento da obesidade entre as crianças, jovens e o desenvolvimento das doenças cardiovasculares junto da população adulta.



yd2 yd2 yd2

        PUB
Full Image
Castelo de Paiva
Full Image
Câmara poupa 643.000 euros com plano aprovado pelo Tribunal de Contas
O Tribunal de Contas aprovou o Plano de Saneamento Financeiro apresentado pela Câmara de Castelo de Paiva, o que permite poupar, em oito anos, 643.000 euros no serviço da dívida, avançou à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo Gonçalo Rocha (PS), o plano prevê a contratação de um novo empréstimo, em melhores condições, permitindo amortizar o antigo.

O autarca sublinhou à Lusa que os ganhos têm a ver com a diminuição do ‘spread' cobrado pela instituição de crédito, que passou dos originais 3,89% para os atuais 1,5%.

Além disso, no Plano de Saneamento Financeiro Ajustado foi assegurada uma "melhor distribuição na amortização" ao longo do contrato, até 2023, aliviando a fase inicial.

Esta alteração, explicou Gonçalo Rocha, criará melhores condições, em termos de liquidez, para a Câmara continuar a pagar o financiamento de 3,5 milhões de euros, no âmbito do PREDE (Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado), contratualizado com a tutela em 2008.



yd2 yd2 yd2
Celorico de Basto
Full Image
Câmara apoia estudantes com programa de orientação profissional
A Câmara de Celorico de Basto e Agrupamento de Escolas querem implementar no concelho o programa SAGAZ, que tem por objetivo a orientação e aproximação dos estudantes com o tecido empresarial e as Universidades, anunciou fonte da autarquia.

“Estamos a aprimorar o conhecimento sobre este programa, o SAGAZ, que será por certo um incentivo extra e necessário para os alunos que frequentam o secundário”, começou por dizer o vereador da Educação, Fernando Peixoto, citado em comunicado.

A apresentação do programa decorreu hoje e será o primeiro passo para tomar a decisão de o implementar ou não nas escolas de Celorico de Basto.

“Temos que apetrechar os nossos alunos com o conhecimento necessário para que estes possam chegar à universidade e/ou entrar no mercado de trabalho cientes das escolhas”, reforçou o vereador.



yd2 yd2 yd2

        PUB
Full Image
Cinfães
Full Image
Câmara renova equipamento informático nas escolas
A Câmara de Cinfães anunciou o investimento base de 37.000 euros para renovar o equipamento informático nas escolas do 1º ciclo e pré-escolar do concelho.

Em comunicado, a autarquia informa que o objetivo é melhorar as condições existentes e promover a igualdade de recursos em todos os estabelecimentos de ensino.

Com este projeto, o município vai implementar computadores, software de produtividade (office), quadros interativos, infraestruturas de rede LAN, wireless e elétrica, em cinco escolas, nomeadamente, nas escolas da Lavra, Louredo, Meridãos, Stª. Isabel e Tuberais.



yd2 yd2 yd2
Felgueiras
Full Image
PS/Felgueiras critica Câmara por ter amentado a taxa de IMI em 16,5%
O PS de Felgueiras criticou a maioria PSD na Câmara Municipal de ter aprovado um "aumento de 16,5%" na taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a cobrar em 2016.

Segundo um comunicado dos socialistas, a taxa do IMI aplicada aos prédios urbanos vai passar dos atuais 0,3% para os 0,35%,em 2016.

"O Partido Socialista assumiu com os felgueirenses que o IMI deveria manter-se sempre no valor mínimo, o que não aconteceu na proposta apresentada pelo executivo PSD e, por isso votou contra mais uma proposta que penalizará os felgueirenses", lê-se no comunicado enviado à Lusa.

O maior partido da oposição em Felgueiras discorda do argumento do PSD, segundo o qual a redução prevista no imposto para os agregados familiares numerosos compensa o acréscimo da taxa.

O PS alega que os ganhos previstos para as famílias numerosas só serão percetíveis nos agregados com três ou mais dependentes, o que deixa de fora a maioria dos munícipes de Felgueiras, de acordo com as estatísticas oficiais (sensos de 2011).



yd2 yd2 yd2

         PUB
Full Image
Lousada
Full Image
Donos de empresa de Lousada destruída por incêndio garantem postos de trabalho
Um dos donos da empresa de mobiliário de Lousada que ficou parcialmente destruída num incêndio disse à Lusa que os 56 postos de trabalho estão assegurados.

"Os postos de trabalho estão já assegurados a 100% e estamos a trabalhar numa solução a curtíssimo prazo para arranjar umas novas instalações, o mais próximas possível de Figueiras ou Freamunde, afirmou Daniel Barros.

Contou ainda que quando o incêndio foi detetado, cerca das 23:30 de domingo, "a empresa estava encerrada.

"Para já, não disponho de quaisquer informações sobre as causas do incêndio. À hora do incêndio não se encontrava ninguém na empresa e é quase inexplicável o que se pode ter passado", declarou.

Nas operações de combate às chamas, estiveram envolvidas as corporações de Lousada, Freamunde, Paços de Ferreira, Lordelo, Rebordosa, Penafiel e Paredes, com 51 bombeiros, apoiados por 19 viaturas.

As instalações da unidade industrial têm cerca de 9.000 metros quadrados. Mais de metade da área foi consumida pelo incêndio.



yd2 yd2 yd2

        PUB
Full Image
Marco de Canaveses
Full Image
Escola do Marco ensaia cruzamento de raças de porcos para produzir presunto
Alunos e professores da Escola de Agricultura do Marco de Canaveses estão a cruzar raças suínas para criar um animal certificado para produções do Tâmega e Sousa.

O projeto está a ser desenvolvido há cerca de um ano e pretende a criação de um animal que será 50% de raça bísara e 50% de raça ‘Pietrain' ou ‘Duroc', explicou Bento Rocha, docente da escola e responsável pelo estudo.

No âmbito das suas atividades letivas, a escola produz porcos bísaros.

Recentemente, o estabelecimento de ensino foi abordado pela Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa sobre a possibilidade de produção de um tipo porco que será utilizado pelos criadores ligados à confraria.

"O objetivo é conseguir um animal com menos camada de gordura entre o músculo e a pele, que dará um presunto menos gordo", adiantou o docente.

Os alunos do último ano do curso de Técnico de Produção Agrária são os responsáveis pelo projeto.

Bento Rocha explicou que as fêmeas são emprenhadas pelo método tradicional ou por inseminação artificial.



yd2 yd2 yd2
Mondim de Basto
Full Image
Chove nas salas em escola e pais vão protestar segunda-feira
Pais e encarregados de educação de Mondim de Basto anunciaram uma manifestação na segunda-feira contra as “más condições” da Escola Básica 2,3 e Secundária, onde a chuva continua a “cair dentro das salas de aula”.

“Estamos a falar de salas completamente encerradas, onde não é possível lecionar e de outras onde se vão colocando baldes e outros recipientes para amparar a chuva e onde, consecutivamente, é preciso andar com panos a limpar as mesas e o chão”, afirmou à agência Lusa o presidente da Associação de Pais, Carlos Martins.

Os manifestantes vão exigir a realização de obras o mais “rapidamente possível” neste estabelecimento de ensino do distrito de Vila Real.

No entanto, segundo Carlos Martins, este problema já se arrasta há muito tempo.

Os pais e encarregados de educação começaram por subscrever um abaixo-assinado, que juntou 400 assinaturas, e depois, em outubro do ano passado, realizaram uma primeira ação de protesto.



yd2 yd2 yd2
Penafiel
Full Image
Câmara distingue emigrante que ajudou a salvar vítimas dos atentados de Paris
A Câmara de Penafiel aprovou um louvor a uma cidadã daquele concelho, emigrante em França, que ajudou a salvar várias pessoas que fugiam de um dos atentados terroristas em Paris.

O presidente da autarquia disse à Lusa que "Margarida de Santos Sousa acolheu e escondeu, no prédio onde é porteira, várias pessoas, algumas gravemente feridas, que escapavam do atentado terrorista, da sala de espetáculos Le Bataclan".

Antonino Sousa assinalou que Penafiel distingue, com um voto de louvor, aquela cidadã "pelo seu altruísmo e pela coragem de proteger várias pessoas que fugiam à morte naquela trágica noite."



yd2 yd2 yd2
Toda a informação da região em
www.tâmegasousa.pt